This is an example of a HTML caption with a link.
Posted by : Cah Carvalho 11/05/2017


 O Oriente tem uma força muito grande quando o assunto é tatuagem. O estilo é popular no mundo todo [curiosidade: existem evidências de que a prática da tatuagem já existia por lá em 10.000 a.C.] e continua influenciando a tattoo artística praticada no ocidente contemporâneo. 

Mas é notável que ainda falta conhecimento para explorar muitos desenhos, e esse é o motivo desse post: apresentar o significado dos personagens deste estilo.


A tatuagem artística oriental mais popular é a japonesa, e se desenvolveu a partir da influência de uma novela chinesa, imitando os heróis populares que trazia alguns personagens tatuados. 

Contava com um ‘body suit’ com dragões, flores, Busho, tigre, animais com as costas tatuadas, existiam ainda representações desses e outros personagens tatuados no teatro ‘Kabuki’ e edições ilustradas por grandes mestres da gravura.

Os temas utilizados nas tatuagens japonesas são limitados a cultura folclórica, e sempre contam histórias através de figuras como deuses, demônios, samurais, gueixas, animais e flores, estas tatuagens muitas vezes são fechamentos - cobrem o corpo todo - deixando apenas os pés, mãos, pescoço e rostos sem arte.


Esses desenhos e o estilo se espalharam pelo mundo e há quem diga até que substituiu o estilo Old School, tradicional norte americano, que já era popular antes do século XX.

No Brasil a tatuagem demorou ganhar popularidade e qualidade. É praticamente impossível sair na rua e não se deparar com carpas, dragões e ramos de cerejeira, que nem sempre foram feitos seguindo os padrões e até as técnicas orientais [tebori não é pra qualquer um]. Como falta conhecimento sobre os significados, tanto por tatuadores quanto por admiradores, este tipo de arte acaba não explorando muitos personagens orientais. Daí senti essa necessidade, de falar sobre cada “personagem”, e fazer uma breve apresentação.  Segue a lista:

FOO DOG


O FOO DOG também pode ser chamado de "Leão de Buda", e é uma fusão que remete a um leão com cão. Representa proteção e coragem. Quando é representado com uma cabeça vermelha afasta os maus espíritos e traz saúde e riqueza. 

Quando ele está com a boca aberta e uma pata sobre uma esfera é masculino, e representa o céu, já a fêmea tem a boca fechada, uma pata próximo ao filhote, representando a terra. 

Na tattoo muitas vezes é ilustrado rastejando ameaçadoramente. 







SERPENTE

A serpente tem uma vasta gama de significados simbólicos na tattoo oriental. São vistas como protetoras, usadas para afastar os desastres, má sorte e doenças. Além de representar sabedoria sobre decisões.

Outro significado é que, como elas trocam a pele, muitas vezes são associadas com a cicatrização, regeneração e, no Japão, com a sagacidade de ritos e remédios medicinais. 

Ainda pode representar uma mulher que assume a força do homem, simbolizando atributos femininos sagrados.


KAPALA (Caveira tibetana)


No oriente caveiras são uma representação positiva do círculo natural da vida.
Normalmente, elas podem representar mudança, além de simbolizar rebeldia, perigo, que a pessoa não tem medo da morte e a consciência de que a vida é curta.


MASCARAS ONI


A Máscara Oni mais popular é a Hanya, que simboliza a crença no mundo espiritual, onde demônios desempenham tanto funções para o bem como para o mal.

No Japão tem o significado de sorte, e acredita-se que ela espanta os maus espíritos da casa.

No mundo da tatuagem a máscara pode significar diversas emoções (raiva, tristeza, perigos). 







FLORES

Flores japonesas têm uma variedade de significados: 
A flor de lótus representa o entendimento, conhecimento, iluminação e vida. 

A flor de cerejeira é vista pelos japoneses como um reflexo de sua própria mortalidade, por não florescerem por muito tempo. 

Crisântemos simbolizam perfeição e, em alguns casos, divindade, bem como alegria, felicidade e longevidade. 

A rosa simboliza o equilíbrio, amor eterno e novos começos. 

As peônias simbolizam elegância e riqueza. 

Orquídeas representam coragem, poder e força. 

A flor de hibisco, significa suavidade.


TIGRE

Tigre muitas vezes é associado a força, poder, orgulho, ferocidade, coragem, independência e liberdade. A tatuagem de tigre tem dois lados. 

Um sombrio que pode significar perigo, vingança e punição, definido como a escuridão dentro do ser humano, mas também simboliza coragem, virtude, vida longa e força, usado para proteger contra a má sorte, espíritos malignos e doenças.


FENIX



No oriente é símbolo da graça e da virtude. 

De acordo com a lenda é o pássaro mítico que representa o fogo, o sol, a justiça, obediência, fidelidade e boa sorte. Era associada à imperatriz.

Assim como em outras partes do mundo, na cultura japonesa a Fénix também é o pássaro que simboliza renascimento e triunfo.


KARPA KOI



Na cultura folclórica oriental, atribuíram as carpas qualidades como força e bravura. 

Elas simbolizam determinação, forte desejo de sucesso e a ideia de se transformar em algo melhor.

Isso por porque a koi, muitas vezes tenta nadar contra a corrente do Rio Amarelo, mas poucas conseguem passar de um ponto chamado ‘Portão dos Dragões’. 

Na crença, aquelas que conseguem, são transformadas em dragões. 



DRAGÃO


Os dragões orientais estão associados à água e a chuva. Representam a força, riqueza e ferocidade.

No Japão, o dragão representa a generosidade, sabedoria e uma força que é utilizada em benefício da humanidade.

GUEIXA 


São símbolo de beleza, delicadeza, educação e objeto de desejo.

Na tatuagem representam uma mulher ideal. Forte, delicada e inteligente. 








 KANJIS


São símbolos japoneses, que representam uma palavra ou lema.

Foi moda nos anos 90, porém o estilo se tornou um “problema” porque nem todo mundo que tatua fala japonês, e muitas vezes foram tatuadas mensagens erradas no corpo.







USAGI (coelho)


Representando a “grande natureza”. Coelhos são altamente reprodutivos e inesperadamente perversos.

Eles podem ser usados para ilustrar natureza lasciva feminina. 

Geralmente é tatuado junto com um tigre.



JINKI (tartaruga)



Jinki é uma tartaruga com orelhas, adorado em muitos santuários como mensageiro de Deus. A tartaruga é considerada como uma das quatro misteriosas bestas espirituais.
É símbolo de poderes sobrenaturais como a capacidade de prever o futuro, também é um símbolo de perseverança.

ESPECTRO NEKOMATA (gato)


É como um monstro. O gato espectro foi originalmente um gato comum, mas com a idade, ele ganhou força sobrenatural, tornando-se um monstro horrendo com uma cauda espiritual dividida em dois, e ainda andar sobre duas pernas e é capaz de falar e de se disfarçar como um ser humano.

Abusa das mulhere, traz problemas de saúde para as pessoas e é assassino.

Também existem outros tipo de gatos na tatuagem oriental, como o Horimoto (gato ninja), que pode estar relacionado a inteligencia, agilidade, independência e liberdade.






Vale ressaltar que estes não são os únicos personagens da tattoo artística na cultura japonesa, [quero inclusive já me desculpar por faltar muito conteúdo], já que a proposta deste texto é expandir a visão sobre a quantidade de personagens deste estilo para serem explorados. Mas a lista é imensa, contém inclusive insetos. O que dificulta a pesquisa é a necessidade de um aprofundamento antropológico [dá pra escrever um livro IMENSO só sobre isso] e também falta material de pesquisa em português. Fica destacada a importância de valorizarmos e explorar mais essa arte oriental mistica e milenar.

Bora fazer um fechamento oriental? Contar a lenda desses seres com desenhos na pele? Demais né!

Referências: “Tatuagem japonesa: história do irezumi, significados e galeria”, tattooers.net; “Tatto oriental e seus significados”, curtoisso.com; “A Tatuagem Japonesa e suas origens”, tatuagemartistica.com

Deixe Seu Comentário

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

- Copyright © MEDÁ CAFÉ - Hatsune Miku - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -